Teatro

Concerto de Natal reúne 80 mil pessoas no Centro de Manaus

 O espetáculo ainda trouxe para o palco lendas e personagens da Amazônia, como o curupira, a boiúna e a vitória-régia, além de caboclos e índios.


 Manaus - O Concerto de Natal pôs mais cor e celebração no Largo do São Sebastião, centro histórico de Manaus, na noite deste sábado (25). Três mil artistas se apresentaram nos mais de 600 metros de palcos instalados em volta do Teatro Amazonas. O espetáculo retratou o nascimento de Jesus, mesclando o regional com o bíblico, e foi apreciado por mais de 80 mil pessoas. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura (SEC). 

Intitulado "Natal da Terra da Mãe dos Deuses", o Concerto narra, ao longo das 2h20 de duração, os acontecimentos mais marcantes da trajetória da Virgem Maria, José e o menino Jesus, tais como a anunciação feita pelo Anjo Gabriel, o nascimento do filho de Deus e a fuga da Sagrada Família para Belém. O Concerto de Natal ainda trouxe para o palco lendas e personagens da Amazônia, como o curupira, a boiúna e a vitória-régia, além de caboclos e índios.

Segundo o secretário de cultura, Robério Braga, os preparativos para o evento começaram há 10 meses, logo após o carnaval. Ele destaca que foram precisos apenas 45 dias de ensaios para integrar a participação dos 50 atores, quatro corais, duas bandas, 300 bailarinos e 2.500 alunos dos cursos de dança, teatro e música ministrados pelo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e pelo Projeto Jovem Cidadão.
"Neste ano, esperamos tudo em dobro para o Concerto. O dobro de área, o dobro de profissionais e o dobro de público da edição de 2009", ressalta Braga.
Momento de família e paz
O assistente da faturamento Rogério Nascimento foi ver o Concerto de Natal acompanhado da esposa, sobrinha e da filha de sete meses de idade. Para ele, o evento é uma boa oportunidade para ficar junto à família.
Já a empregada doméstica Maria dos Santos Rodrigues destaca que o melhor do espetáculo, além da renovação da fé, é a gratuidade. "Em Manaus, temos muitos eventos, mas são todos caros. Esse é um bom momento para assistirmos uma apresentação de qualidade e de graça".
Moradora do bairro Armando Mendes, a aposentada Maria do Socorro da Silva conta que precisou sair cedo de casa para poder chegar ao Largo às 15h30 e conquistar uma cadeira bem próxima ao palco. "Precisei fazer todo um planejamento, principalmente hoje, que o ônibus demorou muito".
A SEC disponibilizou 50 mil assentos para o público. Apesar de todo a religiosidade e votos de paz, a busca por lugares gerou muita confusão entre os presentes. "O evento está crescendo cada vez mais. Creio que é hora do Governo refletir se ainda vale a pena fazer o Concerto de Natal aqui. Só quem sofre é o público", comentou a analista contábil Márcia Assis.
Infraestrutura
Os números do Concerto de Natal demonstram a grandiosidade do evento. Foram empregados cerca de mil funcionários, além de 30 telões de alta resolução, 60 banheiros químicos, 400 mil metros de cabos, 380 refletores de luz, 200 microfones e show pirotécnico de encerramento. Dois canais de TV transmitiram o Concerto de Natal simultaneamente. A SEC não revelou o valor investido na produção e realização do evento.